FACULDADE CERQUILHO REALIZA A IV SEMANA DE ENFERMAGEM

A Enfermagem é uma das profissões da área da saúde, foi reconhecida como profissão desde a segunda metade do século XIX na Inglaterra pela sua precursora, a Florence. Elas assim como a Ana Neri, aqui no Brasil, estiveram na guerra cuidando de soldados feridos reduzindo a mortalidade entre eles. Foi a Florence que qualificou o cuidado e levou a enfermagem como profissão reconhecida.

O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado, no mundo inteiro, no aniversário de Florence, dia 12 de maio. Em comemoração, a FAC preparou uma semana de atividades. Na segunda-feira, a diretora e enfermeira Ana Claudia Monéia fez a abertura da IV Semana de enfermagem da FAC e em seguida, foi debatido o tema “Áreas de atuação do enfermeiro”, que contou com a participação dos enfermeiros Geison Roger Galhardo, Diretor da escola Intelectus Treinamentos e coordenador do resgate rodoviário Colinas/Transul; a enfermeira Lais Caroline Silva Lima de Oliveira do SCIH do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba; a enfermeira Leticia Lopes Barbosa da UTI neonatal – HAC e SC Piracicaba e a enfermeira Ana Paula Prestes que é empreendedora na enfermagem, fazendo o Furo de Orelha Humanizado em bebês e adultos, além de ser infoprodutora.

A semana de enfermagem da FAC contou também com a participação dos alunos na gincana, que ocorreu na terça, quinta e sexta-feira, com brincadeiras que abordavam conteúdos referente às disciplinas estudadas na graduação em enfermagem. Os alunos executaram tarefas e disputaram em grupos os pontos.

Na quarta-feira, o tema discutido na semana de Enfermagem foi a Saúde Mental, proferida pelo enfermeiro André Pieroni que é Coordenador do CAPS I de Laranjal Paulista. Na quinta-feira, as Práticas Integrativas e Complementares foram apresentadas e debatidas pelos seguintes profissionais: Enfermeira Professora Dra. Stella Brasil que abordou sobre a Medicina Tradicional Chinesa e a auriculoterapia; Aline Pasin, terapeuta integrativa, psicanalista e Mestre Reiki, apresentando a constelação familiar; A fisioterapeuta Roseli Candeias exibindo a aromaterapia; e a Viviane Pires apresentando o Reiki.

A Enfermagem é uma profissão ampla e complexa em todos os níveis. Está presente na atenção básica, no ambulatório, nos hospitais, nas empresas, no home care, na vacinação. Enfim, em todas as instituições de saúde. Para o seu exercício, requer uma formação especial e a produção de conhecimentos que fundamentam o agir profissional, sendo necessário então a graduação em enfermagem. O enfermeiro cuida de pessoas e esse cuidar exige habilidades e competências adquiridas na graduação, a enfermagem é arte e ciência do cuidar

Para quem tem interesse em cursar Enfermagem, venha para a FAC! Agende uma visita para conhecer a estrutura da Faculdade Cerquilho e nossos laboratórios. Aqui nós temos o curso de graduação, com duração de 5 anos contendo aulas teóricas e práticas, além do estágio supervisionado, que ocorre no último ano da graduação. Venha conhecer!

Posts relacionados

Faça sua pré-matrícula

Fale Conosco

Nós ligamos para você!