FACULDADE CERQUILHO REALIZA A CERIMÔNIA DO JALECO

Os alunos da FAC participaram da Cerimônia do jaleco no último dia 19, no Centro Interativo de Cerquilho e contou com a presença dos padrinhos escolhidos pelos alunos dos cursos de graduação em enfermagem e psicologia da FAC.

A cerimônia da entrega do jaleco marca a trajetória acadêmica dos alunos da saúde que farão uso de uma vestimenta que é um importante símbolo da profissão escolhida. O Jaleco é uma peça de roupa, normalmente de tecido branco, utilizada como forma de barreira corporal em serviços de saúde. Protege o trabalhador da saúde da insalubridade por risco biológico, já que a contaminação da pele e vestimentas por respingos, toque ou proximidade é praticamente inevitável.

Nas aulas práticas que ocorrem nos laboratórios das FAC, assim como nas visitas técnicas realizadas pelos alunos nos campos de estágio, a utilização do jaleco é obrigatória.

O jaleco surgiu no final da Idade Média para proteger os médicos europeus da peste bubônica e era acompanhado de luvas, chapéu, máscara e até um bico que protegia o nariz. Detalhe: era feito de tecidos escuros e, quanto mais manchado fosse, mais moral dava ao médico, pois indicava que ele havia tratado muitos pacientes. Foi só no século XIX, quando provou-se que muitas doenças vinham da falta de assepsia nos hospitais, que o jaleco branco e limpo virou norma.

No século XX, com a descoberta de novas doenças e grande avanço na ciência médica, o jaleco branco, definitivamente, passa a ser uma vestimenta de proteção e consequentemente, passa a ser símbolo de identificação do trabalhador da saúde. Porém, esse conceito de bom senso, atualmente é visto como identificação/uniforme e consequentemente, e apenas em segundo plano, de proteção para o profissional da saúde.

No Brasil, em 1978 a portaria número 3.214, do Ministério do Trabalho e Emprego regulamenta, entre outras normas, a Norma Regulamentadora NR 6, na qual considera-se Equipamento de Proteção Individual, como todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a saúde do trabalhador.

A Faculdade Cerquilho parabeniza aos alunos de Enfermagem e Psicologia da FAC que receberam, das mãos de seus padrinhos, o jaleco branco simbolizando a profissão escolhida.

Professores da FAC: Gabriel Burani, Thais Hora, Anna Carolina Monéia, Stella Brasil e Ana Cláudia Monéia.

Posts relacionados

Faça sua pré-matrícula

Fale Conosco

Nós ligamos para você!