FACULDADE CERQUILHO APRESENTA O CURSO DE PSICOLOGIA

Quais as reações do nosso organismo quando temos uma sensação, uma percepção, uma emoção, um sentimento? Como funciona a mente humana? Como se forma a personalidade dos indivíduos? As pessoas são organismos que apenas respondem aos estímulos do ambiente? As pessoas se comportam de uma determinada forma porque foram moldadas pelo ambiente? Quais são as suas principais funções da mente dotada de inteligência superior aos demais seres? Como funciona a nossa consciência? Temos também aspectos irracionais provindas do inconsciente? Como o inconsciente nos influencia?

Foram com questionamentos semelhantes a estes que a Psicologia se constituiu como ciência hoje.

Além disso, será que a fome, o frio, o calor… “tudo é psicológico?” E como disse o cantor Zé Ramalho: “Freud explica”? De que forma Freud e a psicanálise explica o psiquismo e seu funcionamento e as características das pessoas?

E como a Psicologia lida com questões dos dias atuais como a depressão, ansiedade, pânico, TDAH, dificuldades de aprendizagem, drogas, outros transtornos como o espectro autista, a bipolaridade? Como a ciência psicológica compreende a motivação? É semelhante aos demais discursos existentes?

Precisamos em primeiro lugar distinguir quem precisa de atendimento por um profissional da Psicologia. As pessoas que passam por sofrimentos ou questões como as acima precisam procurar um(a) profissional psicólogo(a) e passar por atendimento. O curso de Psicologia é voltado para quem deseja estudar, pesquisar e trabalhar com as questões acima e outras.

A Psicologia é considerada uma ciência desde o final do século XIX. E hoje é reconhecidamente uma profissão com exigência de curso em ensino superior. A profissão de psicólogo(a) no Brasil foi criada em 1962, pela lei 4.119 de 27/08/1962. O exercício da profissão é regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia.

Durante o curso superior de Psicologia, vemos questões como as apresentadas acima, e de como se construíram as abordagens teóricas que passaram por críticas, evoluíram, se perpetuaram no tempo e hoje são reconhecidas mundialmente pelas sociedades, na comunidade acadêmica e profissional. Veremos também demais saberes necessários para o exercício profissional da Psicologia, como os conhecimentos científicos de transtornos mentais, transtornos de personalidade, os psicofármacos, os testes psicológicos, o desenvolvimento humano, a aprendizagem, a psicologia de grupos, etc…

Ao concluir o curso, o(a) profissional Psicólogo(a) estará apto para atuar em diversas áreas, como na clínica, em demais serviços públicos ou privados de saúde, como hospitais, a UBS, CAPS, nas escolas, em serviços da assistência social como CRAS, em instituições para pessoas idosas, em empresas, nas áreas de esportes, nos sistemas do judiciário, e outros locais, atuando diretamente com pessoas e a sua diversidade desde crianças, adolescentes, adultos, pessoas idosas, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQA+, lida também com questões raciais, os demais problemas humanos, as suas angústias, também o seu desenvolvimento e as suas potencialidades.

Os cursos de Psicologia são obrigatoriamente presenciais. A nossa faculdade conta com uma biblioteca física e virtual. O nosso corpo docente possui professores especialistas, mestres, doutores e com experiência de atuação profissional.

O trabalho do(a) psicólogo(a) é essencialmente intelectual que exige conhecimento, a pesquisa, e possibilita o exercício da reflexão, da crítica, da imaginação, da criatividade, também da sensibilidade e empatia.

O Curso de Psicologia da FAC é autorizado pelo MEC e conta com professores extremamente qualificados! Invista no seu futuro profissional! Agende sua visita e venha ser FAC!

Moses Song: Professor, Mestre e Especialista em Psicologia Clínica.

Posts relacionados

Faça sua pré-matrícula

Fale Conosco

Nós ligamos para você!