COMO SE PROGRAMAR PARA A VOLTA ÀS AULAS

As férias servem para muitos passeios e aventuras, diversão e descanso. Depois vem o momento de retomar as atividades cotidianas, prosseguindo nos caminhos da aprendizagem, sempre em busca de um futuro melhor.

O sucesso nos estudos depende, em grande parte, do interesse em buscar novos conhecimentos, da alegria em retomar o contato com os colegas e da possibilidade de, junto com os professores, ampliar as aprendizagens teóricas e práticas que são fundamentais para o crescimento intelectual.

A programação para a volta às aulas começa afastando o problema da procrastinação, ou seja, o adiamento, sem motivo, das tarefas e responsabilidades, afinal, a procrastinação faz perder oportunidades, aumenta o estresse e, também, acaba causando muitos prejuízos.

Organizando o tempo disponível, definindo as metas, mantendo o foco nos estudos é possível aproveitar, com mais sucesso, as diferentes disciplinas do curso, assimilar melhor os novos conceitos e dominar os procedimentos específicos de cada área do conhecimento.

Para a volta às aulas é fundamental reunir os materiais de estudo, o que significa ter em mãos os livros e textos que serão estudados, rever os cadernos e as anotações, organizar os arquivos do computador, reposicionar os horários das atividades tendo em vista o horário das aulas, etc.

Participar das aulas, fazer anotações, evitar distrações e uso do celular em sala de aula, ou seja, ter disciplina e manter o foco nos estudos, é fundamental para a obtenção do melhor rendimento acadêmico.

A participação nas aulas, a realização diária das tarefas e a revisão dos conteúdos aprendidos colaboram, em grande medida, para evitar o acúmulo de tarefas por fazer, além de permitir a posse de uma sequência crescente de conhecimentos teóricos e práticos.

Vale ainda lembrar que são aspectos fundamentais para a chamada “Sociedade 5.0”, que busca o reposicionamento da tecnologia em benefício do ser humano, as seguintes aprendizagens: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver em conjunto.

No retorno às aulas presenciais, a Faculdade Fleming Cerquilho – FAC, prosseguirá na ampliação dos aspectos cognitivos de seus alunos, no aumento das habilidades e procedimentos técnicos, na busca da própria identidade e na participação social, aprendizagens que são fundamentais na “Sociedade 5.0”.

Vamos em frente. Feliz retorno para todos.

Maria da Conceição Dal Bó Vieira

Professora da FAC e Mestre em Educação

Posts relacionados

Faça sua pré-matrícula

Fale Conosco

Nós ligamos para você!